O QUE É ACUPUNTURA?

A acupuntura é uma terapia que tem como objetivo a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, mais conhecidos como meridianos. O processo de inserção das agulhas ativa o fluxo sanguíneo e a energia vital, mais conhecida por qi, restabelecendo assim a saúde e o bem-estar.


ORIGEM

A acupuntura é uma das práticas mais antigas da Medicina Tradicional Chinesa, e sua origem remonta a 90 a.C. Há alguns anos, foram descobertos nas tumbas encontradas no sítio arqueológico Mawangdui, na China, livros que descrevem onze canais separados no corpo, cada um associado a uma gama de sintomas específicos, mas sem referência a pontos de acupuntura. O tratamento seria efetuado através da queima de lã de Artemísia, ou "moxa", ou pela punção de abcessos feita com pedras pontiagudas. Posteriormente, surgem os pontos como locais de estímulo, os doze canais e a associação entre canais e órgãos.

Através da obra "Viagem à Terra dos Mongóis", de William de Rubruk, 1255 o Ocidente já começava a receber informações sobre uma forma exótica de medicina praticada pelos chineses. Padres jesuítas portugueses, ao viverem longos períodos no Japão a partir do século 16, puderam conhecer mais detalhes sobre a forma como os japoneses praticavam a medicina chinesa. Embora tenha sido introduzida no Brasil no final do século XIX por imigrantes orientais, a prática existe há cerca de 5 mil anos.



COMO FUNCIONA?


O princípio e a técnica da acupuntura envolve o conhecimento de como o qi e o sangue circulam por meio dos meridianos e órgãos e de como melhorar o fluxo usando a inserção de agulhas em determinados pontos.

Em um tratamento, o paciente se deita e são inseridas as agulhas em pontos específicos, levando o tratamento e efeito desejado no corpo. O paciente sente preguiça, mudança de temperamento ou um impulso "elétrico" que indica a "chegada do qi". Após alguns minutos, ele normalmente sente calma e bem-estar; muitas pessoas adormecem. Em quase todos os casos, os pacientes se sentem mais calmos e serenos logo em seguida.

No corpo, o que ocorre é um processo de normalização. As áreas com grande quantidade de qi e sangue transferem essas substâncias vitais para as áreas deficientes, e vice-versa. Por essa e outras razões, a acupuntura raramente causa efeitos colaterais. Ela não força o corpo a fazer nada; apenas o auxilia na realização de suas funções normais.


BENEFÍCIOS

A acupuntura melhora significativamente quadros de estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos e reumáticos e traumas em geral.

Pessoas com sintomas vagos, que não conseguem alívio com tratamentos convencionais, também podem ser beneficiadas. Além disso, quanto mais recente for o problema de saúde, maior e mais rápida será a chance de resolvê-lo; o lado preventivo da acupuntura consiste justamente na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste plenamente.


2 visualizações

Siga

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

​© 2017 - Acupunture